Nomes de pessoas
- Marcone Borges
- 26 de ago.
- 3 min de leitura

Eu me amarro em nomes de pessoas. Há nomes que no masculino são muito comuns, e no feminino nem tanto. É o que ocorre com Antônio e Antônia e com Augusto e Augusta. O inverso também acontece. Por exemplo: Mário não é tão comum como Maria.
Maria, nome bastante presente, aparece muitas vezes acompanhado por outro nome, e pode ficar muito bem como em Maria Eduarda e em Maria Cecília. Gosto mais desse nome quando aparece depois, como nos casos de Glória Maria, Ruth Maria e Ângela Maria.
Na casa da minha mãe, Maria Lúcia (amo esse nome), eram seis Marias. Assim como a mãe de um amigo e duas ou três irmãs dela. Eram todas Maria.
José, também, aparece muito em nomes compostos como José Roberto ou José Carlos. Eu gosto do José quando vem sozinho ou quando é o segundo nome. Por exemplo: Antônio José ou Fernando José.
Acho bonito o Fernando, mas gosto mais ainda de Fernanda. Gosto de Paula também, assim como acho interessante Ana Paula ou Ana Carla. Sou fã de Beatriz. E gosto de Ana Beatriz. Sempre gostei de Larissa.
Considero interessantes nomes curtos como Ana, Suely, Raí e Davi. Antes de minha sobrinha Júlia nascer eu sugeri alguns nomes para ela, entre eles Júlia mesmo.
Nome que considero bonito é Henrique, que cai muito bem acompanhado e vindo depois: Pedro Henrique, Fernando Henrique, Carlos Henrique e Álvaro Henrique, são exemplos disso.
Há nomes compostos que variam apenas pela ordem, mas considerando uma pequena mudança a mais, além da ordem, acho mais interessante Marco Antônio do que Antônio Marcos, embora goste dos dois.
Felipe e Marcos Felipe são bonitos nomes. Notamos que Marcos geralmente vem acompanhado. Carlos é bastante comum, e fica legal assim: Emerson Carlos, Carlos Henrique e Antônio Carlos. Carlos André é um nome diferente e Carlos Felipe eu acho muito bom.
Nomes fortes como João, pra mim combinam bem com outros. É o caso de João Pedro e de João Guilherme. É bonito o nome Lucas e João Lucas fica muito bom também. Curioso quando aparece o masculino junto com o feminino ou o inverso. Exemplo: Benito de Paula e Maria José.
Tenho a impressão de que certos nomes ficaram meio esquecidos e voltaram com força. Deve ser o caso de Pedro, nome que, inclusive, na minha adolescência, eu costumava ver em pessoas mais velhas e agora vejo bastante em crianças e adolescentes.
Gosto muito da ideia de homenagear pessoas queridas colocando nas crianças os seus nomes. Sei de um caso, especial pra mim: João Antônio: dois avôs homenageados ao mesmo tempo.
Tenho simpatia especial por um nome, religioso, que vi apenas em uma pessoa e é bem difícil aparecer em crianças: Sacramentina.
Maciel pode ser nome ou sobrenome. O nome completo de um saudoso amigo me chamava atenção pelo fato de me parecer ter três nomes antes de um único sobrenome: Mário Rubens Maciel, com Barreto no final.
Há nomes e sobrenomes que são adjetivos importantes, como Modesto e Leal. Achei curioso quando vi em uma moça o seguinte sobrenome: Poderoso. Falando em sobrenome, no Brasil, por uma combinação de fatores históricos e culturais, há uma enorme variedade de sobrenomes.
Impressionante. Mas isso pode ser assunto para outro momento!
Ilustração: Articulistas em rede.
Obrigado por ter lido este artigo. Se gostou da leitura, por favor, dê um click no coraçãozinho que está do lado direito, um pouco mais abaixo. Valioso também é receber um comentário seu e isso pode ser feito descendo um pouco mais na rolagem da página e escrevendo no espaço Escreva um comentário. Temos fé no diálogo!
Outro dia peguei um Uber, o nome do motorista: Marcones, que só tem de diferente do meu a letra s do final. Ficamos conversando sobre isso.
No seu caso, essa coincidência dos três nomes foi impressionante
Alguém já viu o meu nome por aí? 😃
Abraço, Huberlon
Quer ver interessante são as origens dos nomes próprios. Os mais recentes são uma graça pra se rir muito.
Bem interessante, na minha família o meu nome foi para combinar com o nome da Minha irmã mais velha Shirley e o nome do meu irmão mais novo Charles, foi nesse sentindo. O engraçado que um belo dia encontramos três irmãos também com os mesmos nomes Shirley, Chirlene e Charles rsrsrs acho que os pais deles também tiveram a mesma ideia.