top of page

Batismo literário

Atualizado: 21 de mai.


As pessoas com as quais tenho contato sabem que sempre estive de algum modo envolvido com a escrita. Posso também afirmar que já colhi frutos do ato de escrever.


Na escola, desde o primário, de vez em quando eu recebia elogios por algum texto. Depois veio a universidade, a descoberta de novos formatos de linguagem escrita e a publicação de alguns artigos científicos.


Naquele mesmo período fui levado para o jornalismo. A estreia aconteceu no Pipiri – O jornal da cultura, seguida pela imersão que durou anos na redação da Folha da Praia. De lá para cá nunca parei de publicar crônicas e artigos opinativos em veículos de comunicação social.


Até mesmo na longa passagem pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, com períodos em Sergipe, Brasília e no Rio de Janeiro, as melhores portas me foram abertas pelo exercício da chamada redação oficial.


Agora, incentivado por pessoas próximas, resolvi betar às portas do ambiente literário. Achei por bem começar fazendo inscrições em concursos, seleções, editais e afins. A primeira abertura veio da Academia Gloriense de Letras – AGL.


Fui selecionado para participar da Antologia Vidas Sem Preconceito V – Mulher: Palavras Que Libertam. Na semana passada recebi a publicação, da qual sou coautor com a crônica “Meu imaginário machista” (p. 13 -14).

Trata-se de um texto singelo, porém bastante simbólico para mim. Nele procuro reconhecer e expor o meu enraizamento pessoal na cultura machista que estrutura a nossa sociedade.


É, portanto, um exercício batismal. Um mergulho em busca de renovação – coincidente com a ação intencional de entrada naquilo que chamei de ambiente literário.


Fotos: Articulistas em rede.

Obrigado por ter lido este artigo. Se gostou da leitura, por favor, dê um click no coraçãozinho que está do lado direito, um pouco mais abaixo. Valioso também é receber um comentário seu e isso pode ser feito descendo um pouco mais na rolagem da página e escrevendo no espaço Escreva um comentário. Temos fé no diálogo!


Comentários Correlatos:



Antologia Vidas Sem Preconceito V – Mulher: Palavras Que Libertam / Academia Gloriense de Letras – AGL / 117 páginas / Distribuição e venda de exemplares: https://www.academiagloriensedeletras.org/

2 comentários


Convidado:
06 de mai.

Desde sempre e para a posteridade. Você escreve muito bem. Parabéns!

Curtir
Antonio Passos
Antonio Passos
08 de mai.
Respondendo a

Agradeço a generosidade da amiga ou amigo.

Curtir
bottom of page