Valmir de Francisquinho e a bola na marca do pênalti
- Tônia Lobão
- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2024

Há uma análise corrente, sustentada apenas sobre a frieza de números da eleição de 2022 em Sergipe, que pode criar ilusões. Trata-se de uma avaliação que tende a superdimensionar a participação de Valmir de Francisquinho naquele pleito.
A conta é fácil de fazer: Valmir teve 457 mil votos; Rogério Carvalho, 338 mil; e Fábio Mitidiere, 294 mil. Esses são números do primeiro turno. Logo, caso não tivesse a candidatura interditada, Valmir seria eleito no segundo turno.
Embora pareça muito atraente, sobretudo para os partidários do itabaianense, esse cálculo puro e simples é totalmente irreal. Isso porque, não há nenhuma possibilidade de saber o que aconteceria no enfrentamento entre Valmir e Rogério.
A disputa entre Rogério Carvalho e Fábio Mitidiere, com todas as circunstâncias que a envolveu, foi uma, e dessa nós sabemos o resultado. Uma suposta disputa em segundo turno entre Valmir de Francisquinho e Rogério Carvalho, são outros quinhentos.
Tudo leva a crer que Valmir, eleito prefeito de Itabaiana outra vez agora em 2024, é candidatíssimo ao governo do estado na próxima eleição. Trata-se de um candidato muito forte, mas, não deve cair no erro de acreditar que a vitória são favas contadas.
Para realizar o projeto de governar o estado é preciso ampliar horizontes. Valmir é um político de Itabaiana e isso não mudará. Entretanto, é importante demonstrar, até 2026, o envolvimento com imaginários de sergipanidade que extrapolem os limites do municipal.
E qual a relação entre essa conversa até aqui e a frase escrita no título: “a bola na marca do pênalti”? O argumento surgiu durante um papo informal com o companheiro colunista Tchê Batista, que escreve sobre futebol. Vejamos.
O Tchê me falava sobre o imenso sonho sergipano de ter um time de futebol brilhando no cenário nacional. Tanto é, argumentava o colega, que quando uma equipe se destaca além das divisas do estado, atrai a simpatia até de torcedores rivais.
Pois bem, a grande estrela do futebol sergipano em 2024 foi a Associação Olímpica de Itabaiana, com a conquista do acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, façanha até então só alcançada pelo Dragão do Bairro Industrial – o Confiança.
Vamos aqui fazer um exercício especulativo. Digamos que em 2025 o Tremendão da Serra volte a surpreender e conquiste um novo acesso, para a Série B. Sem dúvida, a tradicional equipe de futebol de Itabaiana se tornaria, em alguma medida, um xodó sergipano.
Então o ano de 2026 começaria com a autoestima sergipana fortalecida justamente com base em uma paixão arraigada na alma do povo: o futebol. Olhar com carinho para a Associação Olímpica de Itabaiana pode ser um trunfo e tanto na caminhada de Valmir!
Foto: Rede Social / Reprodução
Comments