top of page

Todos os Cardeais do Brasil são do Sul ou Sudeste

Papa Francisco e Dom Jaime Spengler, Cardeal brasileiro
Cardeal brasileiro Dom Jaime Spengler, natural de Santa Catarina, em encontro com o Papa Francisco

Francisco, o Papa que sonhou com uma Igreja colorida pelas nuances de cada canto do mundo, um mosaico de vozes e rostos que ecoassem a sinfonia da fé em suas mais diversas tonalidades.


Ele buscou, com mãos firmes e coração aberto, trazer para o centro os que sempre estiveram à margem, os pastores das periferias, os que conhecem a alma sofrida do povo.


No entanto, essa diversidade geográfica não penetrou no Brasil. Dos oito cardeais brasileiros que participarão do próximo conclave, todos são originários de apenas duas regiões do país: Sul ou Sudeste.


São eles: João Braz de Aviz (Santa Catarina), Paulo Cezar Costa (Rio de Janeiro), Sérgio da Rocha (São Paulo), Odilo Pedro Scherer (Rio Grande do Sul), Jaime Spengler (Santa Catarina), Leonardo Ulrich Steiner (Santa Catarina), Orani João Tempesta (São Paulo) e Raymundo Damasceno Assis (Minas Gerais).


Essa concentração regional contrasta com a diversidade defendida pelo Papa Francisco. Enquanto o pontífice buscou valorizar as "periferias" e incluir representantes de diferentes origens e culturas, a representação brasileira no Colégio de Cardeais permanece limitada geograficamente.


A ausência de cardeais nascidos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil levanta questionamentos sobre a abrangência da reforma proposta pelo Papa Francisco.


Essa é uma dissonância que merece reflexão e pode indicar a necessidade de um olhar mais atento às particularidades regionais na escolha dos futuros cardeais brasileiros.


Cardeal Raymundo Damasceno Assis, natural de Minas Gerais, o único representante brasileiro no próximo Conclave sem direito a voto, por ter mais de 80 anos de idade
Cardeal Raymundo Damasceno Assis, natural de Minas Gerais, o único representante brasileiro no próximo Conclave sem direito a voto, por ter mais de 80 anos de idade

As informações sobre o local de nascimento dos Cardeais brasileiros foram colhidas em publicação da AGÊNCIA BRASIL, de 22/04/2025: Saiba quem são os sete cardeais brasileiros aptos a eleger o novo papa.


Fotos: Vaticano / Divulgação e José Cruz / Agência Brasil.

1 comentário


Convidado:
23 de abr.

Reflexão mais que apropriada. Parabéns!

Curtir
bottom of page