top of page

O enfrentamento político no ato poético de Jeová Santana

"Amantes da ditadura / Cuja 'dissonância cognitiva' / Deve ser desmontada / Com 'categoria acadêmica' / (Ô Glória!)"


Desqualificados: a recitação em vídeo (parcial) e a versão escrita (por inteiro):

O escritor sergipano Jeová Santana, nativo de Maruim, tornou-se reconhecido e aclamado com um título que faz referência à sua arte e ao bairro no qual residiu por muitos anos, em Aracaju: "o poeta do Santos Dumont".


Atuante na prosa e na poesia, Jeová Santana já gravou sua indelével presença na literatura, por meio de uma série de livros publicados, entre os quais: Dentro da Casca (1993), A Ossatura (2002), Inventário de Ranhuras (2006), Poemas Passageiros (2011) e Solo de Rangidos (2016).


Já faz um bom tempo, "o poeta do Santos Dumont" mudou a residência para o vizinho estado das Alagoas, onde foi acolhido para o desempenho de atividades acadêmicas e para o ensino universitário.


Entre os pronunciados e reconhecidos talentos, Jeová Santana tem uma graça incomum para a recitação de poesia em palcos musicais. Uma performance que o assemelha ao reluzente Vinícius de Moraes.


Recentemente, uma dessas apresentações aconteceu em Maceió, em comemoração ao aniversário do bar e restaurante "Zeppelin". Na ocasião, o escritor sergipano disparou "Desqualificados".

Desqualificados, Jeová Santana, Zeppelin, Maceió

Obrigado por ter lido este artigo. Se gostou da leitura, por favor, dê um click no coraçãozinho que está do lado direito, um pouco mais abaixo. Valioso também é receber um comentário seu e isso pode ser feito descendo um pouco mais na rolagem da página e escrevendo no espaço Escreva um comentário. Temos fé no diálogo!

Comentários


bottom of page