Japão está de olho no eVTOL, o "carro voador" brasileiro
- Tônia Lobão
- 26 de mar.
- 1 min de leitura

O presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer), Francisco Gomes Neto, é um dos integrantes da comitiva que está acompanhando o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem diplomática ao Japão.
Durante a estadia no país asiático, a Embraer e empresas japonesas do setor aéreo ampliaram parcerias. Foi concretizada a venda de 20 jatos, negócio que renderá cerca de R$ 10 bilhões à companhia brasileira, e avançaram também tratativas para o uso de um combustível à base de etanol para aeronaves.
Além da compra dos jatos, os japoneses também demonstraram especial interesse no desenvolvimento pela Embraer da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL, um veículo 100% elétrico que é conhecido como “carro voador”.
“Nosso plano é o de que ele entre em operação até o final de 2027. É o veículo do futuro, ideal para países [e cidades] com trânsito intenso, como o Japão, São Paulo, Los Angeles ou Nova York”, disse Gomes Neto referindo-se ao eVTOL.
A cobertura e atualização das notícias sobre a viagem diplomática em curso, promovida pelo governo brasileiro a países asiáticos, está sendo feita pela AGÊNCIA BRASIL.
Foto: Embraer / Divulgação.
Comments