top of page

Atentado de morte por asfixia

Atualizado: 5 de ago.


A prefeita Emília Corrêa deve estar alheia a tudo isso. Urge lembrá-la: o Parque da Sementeira é um importante espaço para as pessoas que praticam caminhadas em Aracaju.


Já existe até uma trilha pavimentada e circular que passa por boa parte do parque, proporcionando caminhadas, corridas e outros exercícios, rodeados pelo pouco do que ainda resta de verde no coração da cidade.


Porém, desde a semana passada, foi iniciado o asfaltamento em um trecho dessa trilha. Um serviço que, além de interditar o percurso, tornou-se um show de descuidos.


A pavimentação poderia ter sido feita primeiro em meia pista, permitindo que a outra metade continuasse sendo usada. Mas, não! A tratorada passou por cima de tudo, de uma só vez.


Além disso, a lama asfáltica derramada sobre a piçarra escorreu pelas laterais e resultou em grandes áreas de gramado encharcadas de óleo e tingidas de preto.


O espetáculo visual é deprimente. Parece mesmo uma maquete macabra: o microcosmo (ou seria melhor dizer “microcaos”?) de uma tragédia ambiental provocada por derramamento de petróleo.


Tempo de desalento esse começo de agosto, para as pessoas que foram ou ainda irão ao Parque da Sementeira em busca de uma bucólica e saudável caminhada.


Dias e noites tenebrosos para gatos, passarinhos e outras espécies de vida menos visíveis ao olho nu humano, que percorrem ou vivem nas áreas de grama agora contaminadas.


Uma atmosfera medonha cerca a estátua do ex-governador Marcelo Deda, cravada bem ali no pé da lambança. Mesmo em inerte bronze, parece sofrer um atentado de morte por asfixia.


Fotos: Articulistas em rede.

Obrigado por ter lido este artigo. Se gostou da leitura, por favor, dê um click no coraçãozinho que está do lado direito, um pouco mais abaixo. Valioso também é receber um comentário seu e isso pode ser feito descendo um pouco mais na rolagem da página e escrevendo no espaço Escreva um comentário. Temos fé no diálogo!

4 comentários


MONICA
03 de ago.

Infelizmente a Sementeira perderá em breve mais áreas verdes. O parque que já não é grande, ficará menor com as construções, como lanchonetes e bares, que estão por vir. Um absurdo sem tamanho!

É a privatização dos espaços públicos de lazer, a exemplo do que já vem acontecendo em todas as praças da cidade.

Curtir
Antonio Passos
05 de ago.
Respondendo a

Obrigado por sua atenção e comentário, Mônica. Hoje voltei ao Parque da Sementeira e observei melhor as obras que você citou. De fato, é de se perguntar: o parque precisa mesmo de tantos equipamentos novos sobre as áreas verdes? Não seria melhor garantir uma manutenção com mais qualidade ao que já existe?

Curtir

Antônio da Cruz
03 de ago.

Outros "descuidos" existem, como o de confundir o pedido de explicações, pelo Ministério Público, sobre a questão dos ônibus elétricos, com retirá-los de circulação .

Curtir
Antonio Passos
05 de ago.
Respondendo a

É verdade, Cruz. Parece que estamos assistindo a um acúmulo de "descuidos" por parte do governo municipal, semelhante ao recente acúmulo de lixo pelas ruas.

Curtir
bottom of page