top of page

Dias Gomes será o homenageado da Flipelô 2025

Escritor e dramaturgo nascido em Salvador é o autor de novelas de grande sucesso na TV, entre as quais O bem-amado e Saramandaia


Jorge Amado e Dias Gomes na Flipelô 2025
Jorge Amado e Dias Gomes na Casa do Rio Vermelho, década de 1970

AGÊNCIA BRASIL


O romancista, dramaturgo e autor de telenovelas Dias Gomes (1922-1999) será o homenageado deste ano na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), a ser realizada entre os dias 6 e 10 de agosto, no Pelourinho, em Salvador.


Nascido na capital baiana, Dias Gomes começou a escrever ainda na adolescência. Com apenas 15 anos redigiu sua primeira peça teatral, A Comédia dos Moralistas, que ganhou o 1º lugar no Concurso do Serviço Nacional de Teatro, em 1939. Três anos depois estreou no teatro profissional com a comédia Pé-de-cabra.


Um de seus textos mais famosos é O Pagador de Promessas (1960), que foi adaptado para o cinema por Anselmo Duarte, em 1962, tornando-se o primeiro filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar e o único a ganhar a Palma de Ouro em Cannes.


Dias Gomes também foi autor de várias novelas de sucesso na TV brasileira, como O bem-amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985), que chegou a ser anteriormente censurada pela ditadura militar.


Em toda a sua carreira, Dias Gomes escreveu 33 peças de teatro, oito livros, 14 telenovelas, cinco minisséries e dois seriados. Em 1991, passou a ocupar a cadeira 21 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Era casado com a também novelista de sucesso Janete Emmer (Janete Clair), com quem teve cinco filhos.


Foto: Acervo Fundação Casa de Jorge Amado / Divulgação.

Comentários


bottom of page