top of page

Criança desmaiada sob o sol... Onde está a assistência social de Aracaju?

Atualizado: 18 de jun.

ree

Após três dias de chuva e encoberta por nuvens, Aracaju amanheceu ensolarada nesta quarta-feira (18/06). Como todo mundo sabe, após uns dias de folga o sol volta rachando.


Eram quase dez horas da manhã quando um sinal vermelho me fez parar o veículo em uma das longas filas de acesso à ponte que liga os bairros Treze de Julho e Coroa do Meio.


De longe, entre os carros enfileirados, avistei um pedinte. Um homem com uma criança sustentada no braço e caída sobre um dos ombros. A via dolorosa vinha na minha direção.


A cada dúzia de carros abordados, alguém, aqui ou ali, atende ao clamor e doa algum dinheiro. A maioria mantém os vidros fechados e permanece impassível.


Já tenho no console uma caixinha com moedas e cédulas de entrada, reservadas para doação. Hoje, contudo, o fundo amanheceu escasso, com apenas uma moeda.


Antes mesmo que o homem com a criança no colo tivesse chegado à minha janela, eu já estava com a mão estendida, mostrando a moeda disponível. Quem tem fome tem pressa!


Na hora da entrega, quando estive a um braço do pedinte, a cena degradante expôs sua face cruel. A criança no colo não apenas dormia, estava praticamente desmaiada.


Que circunstâncias levaram aquela criança a estar sob um sol escaldante, inerte e decaída sobre o corpo ossudo do adulto que a carregava?


Não me incomoda baixar o vidro do carro e oferece uma ajuda. O incômodo é não ver nenhum indício de amparo público para a criança desfalecida.


Onde está a política de assistência social no município de Aracaju?


Ilustração criada com colaboração de IA.

Obrigado por ter lido este artigo. Se gostou da leitura, por favor, dê um click no coraçãozinho que está do lado direito, um pouco mais abaixo. Valioso também é receber um comentário seu e isso pode ser feito descendo um pouco mais na rolagem da página e escrevendo no espaço Escreva um comentário. Temos fé no diálogo!

Comentários


bottom of page