Casa Cor provoca buchichos sobre usos do Palácio de Veraneio
- Antonio Passos de Souza

- 14 de out.
- 2 min de leitura
A produção da Casa Cor Sergipe 2025 marcou um golaço logo de saída, ao emplacar o Palácio de Veraneio como local de realização da mostra.
A curiosidade do público sobre o interior da vistosa construção palaciana erguida nos anos 1930, no tradicional caminho para as praias, tornou-se um atrativo a mais.
Conversei com duas pessoas que estiveram na “Avant Première”, realizada na noite da quinta-feira (09/10) e ambas confirmaram a mesma cena.
Consta que encantado pelos valores agregados aos ambientes do prédio, o ex-governador Jackson Barreto declarou em bom som que o estado deveria incorporar tudo ao Palácio.
A fala ecoou nos quatro cantos, angariou simpatias mil e tornou-se comentário corrente nos arredores da piscina, onde estão instalados o bar, o restaurante e o café.
O Palácio, de fato, está transformado. A rigor, o ambiente utilizado por vários governantes e também desprezado por outros, não é exatamente o que será visto até 30/11.
Nesse sentido, um belo e importante memorial, assinado pelos arquitetos Kátia Carvalho e Elissandro Matos, inclusive com esculturas em miniatura de todos os governadores, abre o roteiro das visitas.
Seja lá como for, a proposição atribuída ao ex-governador Jackson Barreto ganhou vida própria. Foi ouvida circulando pelas conversas durante todo o final de semana.
De mãos dadas, veio uma segunda questão. Com tantos objetos de arte e valor histórico, não é justo que o acesso ao Palácio continue sendo exclusividade do governante e seus convidados.
O burburinho sugere a adoção de uma iniciativa do tipo Palácio/Museu, mesmo que o Veraneio continue sendo usado para atividades administrativas e residenciais.
Mesmo que o governador lá despache e possa residir ou veranear, um roteiro de visitação permanente também deveria ser oferecido ao público em geral.
Fotos feitas na Casa Cor Sergipe 2025.
Obrigado por ter lido este artigo. Se gostou da leitura, por favor, dê um click no coraçãozinho que está do lado direito, um pouco mais abaixo. Valioso também é receber um comentário seu e isso pode ser feito descendo um pouco mais na rolagem da página e escrevendo no espaço Escreva um comentário. Temos fé no diálogo!


































Ansiosa para ver a Casa Cor desse ano. O texto nos instiga a conhecer esses espaços "recriados" pelo excelente time de designers sergipanos!
A Transparência atrás do muro do Palácio