Bioinsumos: alimentos mais saudáveis e agronegócio sustentável
- Editoria Geral
- 25 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de jan.
Lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária é sancionada

AGÊNCIA BRASIL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que dispõe sobre o uso de bioinsumos na agropecuária. A Lei 15.070/2024, que havia sido aprovada pelo Senado Federal no início de dezembro, foi publicada na edição da terça-feira (24/12) do Diário Oficial da União.
Os bioinsumos podem ser usados em cultivos e criações, para auxiliar no seu crescimento e no combate a pragas e doenças, sendo uma alternativa mais saudável e sustentável do que insumos de base química usados tradicionalmente na agropecuária.
Relator do então projeto de lei no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) comemorou a sanção do texto e afirmou, em suas redes sociais, que os bioinsumos permitem a produção de alimentos mais saudáveis.
Solução Sustentável
Conforme estudo realizado pela pesquisadora do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, Luana Nascimento, o Brasil é capaz de deixar de emitir o equivalente a 18 milhões de toneladas de gás carbônico apenas com a substituição de fertilizantes minerais por bioinsumos na plantação das gramíneas, família que reúne várias espécies de plantas usadas na produção de alimentos.
De acordo com Luana, a pesquisa partiu de demanda estratégica do Ministério da Agricultura e Pecuária para subsidiar novas políticas públicas voltadas para segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e competitividade do agronegócio brasileiro.
Foto: Governo do Pará / Divulgação
Comments